A Casa do Conhecimento de Vila Verde promoveu, na tarde desta quarta-feira, 20 de Novembro, um workshop designado “Amor Elétrico”, para um grupo de alunos do 5ª ano da EB 2,3 de Moure, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva.
A iniciativa surge no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos – uma iniciativa a nível europeu que procura promover e implementar acções de consciencialização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos, durante uma semana (ao caso entre 16 e 24 de Novembro) – para a qual a Casa do Conhecimento de Vila Verde foi seleccionada para participar. A edição de 2019 subordina-se ao tema “Mude de atitude: reduza os resíduos”.
O workshop combinou a reutilização de materiais e electrónica criativa na elaboração de um postal alusivo aos Lenços dos Namorados, património cultural de Vila Verde, e foi composto por dois momentos, um de carácter explicativo e outro de carácter prático. No primeiro caso foram explicados alguns conceitos de electrónica e no segundo foi elaborado o postal, utilizando material electrónico para circuito eléctrico e material reutilizável para a decoração do postal como por exemplo, cartão, embalagens, plástico proveniente de tampas de garrafas, tecidos de roupas usadas, entre outros.
Pretendeu-se com este workshop «amplificar a consciência do DIY (Do it Yourself) e despertar para a facilidade em reaproveitar uma grande variedade de materiais, recorrendo à criatividade e contribuindo, assim, para reduzir o ímpeto consumista da população, adoptando-se medidas de protecção ambiental».
Assente nos motivos dos Lenços de Namorados, enfatizou-se, ainda, o património cultural do concelho, demonstrando a possibilidade de criar sinergias entre cultura e ambiente, em prol de um bem maior, o planeta Terra.