A Escola Secundária de Vila Verde participou numa mobilidade, no âmbito do programa Erasmus+, em Brioude-Bonnefont, em França, entre os dias 01 e 07 de Maio.
Participaram na actividade a Escola EPLEFPA de Brioude-Bonnefont (França), Escola 1º Geniko Lykeio Aigiou (Grécia) e a Escola Secundária de Vila Verde (Portugal).
O desenvolvimento de conhecimentos da Matemática, em ligação com a Arte, permitiu a criação de um arco após o estudo do arco românico, gótico e dos arcos existentes na Basílica de Saint-Julien de Brioude-Bonnefont.
Os alunos, sob orientação dos formadores, aplicaram a Matemática no desenho de arcos que, posteriormente, foram modelados tridimensionalmente através da aplicação Tinkercad – e trabalharam com enorme qualidade.
“Ou seja, foi conseguido, desde a construção com régua e compasso à Impressão 3D, colocar a Matemática ao serviço do Património Cultural”, enaltece o coordenador do projecto na Escola Secundária de Vila Verde, Luís Monteiro.
Como é hábito destes projetos europeus, os alunos puderam ainda conhecer a cultura da Grécia, França e de Portugal. Conviveram, dançaram as músicas regionais, degustaram a gastronomia destes países e criaram novas amizades.
No final todos receberam o certificado de formação que poderá um dia ser para estes jovens um documento importante para as suas vidas profissionais.