Os estudantes da Universidade do Minho vão ter acesso ao programa de saúde oral da Câmara de Braga, que se consubstancia numa clínica dentária gratuita para quem necessita.
O acordo, a assinar entre o Gabinete de Saúde do Município – do pelouro de Sameiro Araújo – e os Serviços de Acção Social da UMinho é debatido e votado segunda-feira em reunião do executivo.
A proposta lembra que o “Braga a Sorrir”, realizado em parceria com a Associação Mundo a Sorrir, assenta na promoção da saúde oral do concelho.
O documento diz que terão acesso a dentista gratuito os alunos da Universidade com carência económica comprovada. Terão de ser dos SASUM a indicar quais os alunos em condições de aceder às consultas.
O documento determina, ainda, que sejam realizadas duas acções comuns por ano sobre a importância da saúde oral e da prevenção a realizar nas instalações da UMinho.
O acordo abrange os alunos residentes ou deslocados em Braga, que sejam beneficiários de bolsa de estudo ou apoio do Fundo Social e que tenham um rendimento per capita do agregado familiar igual ou inferior a 300 euros por mês.