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Alunos de 83 nacionalidades frequentam escolas públicas em Braga

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Alunos de 83 nacionalidades estão inscritos nas escolas de Braga, concelho que assinalou esta quarta-feira a abertura do ano lectivo 2023/2024 com uma sessão que contou com a participação das comunidades educativas.

A sessão, realizada no Altice Forum Braga, reuniu assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores em funções nos estabelecimentos de ensino do concelho, assim como os agrupamentos de escolas, representantes das juntas de freguesia e das associações de pais dos 23 mil alunos inscritos.

“A Educação é uma área prioritária para o município de Braga e é extremamente desafiante para todos os que fazem parte da nossa comunidade educativa. O arranque de um ano lectivo é uma época particularmente exigente, mas acredito que estão criadas todas as condições para que tudo corra dentro da normalidade”. Estas forma as primeiras palavras de Ricardo Rio, durante a sessão de abertura, numa sessão que contou ainda com a presença da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda.

Lembrando os mais de 20 milhões de euros de investimento já realizado na requalificação dos equipamentos escolares, o autarca referiu ainda que a descentralização de competências na área da educação obriga a um aumento do investimento directo do município no reforço as verbas transferidas pelo estado, especificamente nas áreas das refeições escolares, actividades de enriquecimento curricular, transporte escolar e funcionamento de diversos equipamentos.

“A Câmara Municipal de Braga tem feito um esforço considerável em recursos humanos, contratando assistentes operacionais para lá dos rácios legais, de forma a criar uma bolsa de salvaguarda para dar resposta a todas as necessidades. Esta medida representa mais de 500 mil euros por ano de investimento directo da autarquia”, salientou Ricardo Rio.

Este encontro contou ainda com uma sessão de Alexandra Lemos, subordinada ao tema ‘Amor Corporativo’ através da partilha técnicas de como melhorar as relações profissionais e descobrir propósito e paixão no trabalho, como elemento diferenciador para potenciar as ligações interpessoais em contexto laboral e da felicidade nas organizações.

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