Após a acção de sensibilização promovida pela Casa do Conhecimento de Vila Verde, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e da Escola Secundária participaram no desafio “Bebras – Castor Informático”, durante a semana de 7 a 11 de Novembro.
No Agrupamento de Escolas de Vila Verde, o desafio envolveu alunos do 1.º e do 3.º ciclo, numa participação de «mais de 350 alunos». Para o subdiretor deste Agrupamento de Escolas, Manuel Flores, a iniciativa «mobilizou os professores do 1º ciclo e do Grupo de Matemática do 3.º ciclo, em articulação com o Laboratório de Matemática, estando integrada no Plano de Artes».
Na Escola Secundária de Vila Verde, o “feedback” deixado pelos professores Lara Almeida e João Januário é «bastante positivo», enfatizando o «entusiasmo, empenho, responsabilidade e esmero dos alunos».
O director da ESVV, João Graça, mencionou que é já o segundo ano consecutivo que a escola se «envolve nesta iniciativa», tendo este ano «participado mais de 230 alunos e sido abraçado pelos professores dos Grupos de Informática e Matemática do 3.º ciclo e do Secundário, em articulação com o Clube de Programação e Robótica».
“BEBRAS-CASTOR INFORMÁTICO”
A iniciativa “Bebras – Castor Informático”, promovida pela TreeTree2 e em colaboração com o Instituto Superior Técnico e a Fundação Calouste Gulbenkian, visa «promover o pensamento computacional».
A actividade foi desenhada para «motivar alunos de todo o mundo e de todas as idades no sentido de despertar e desenvolver talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática». Os desafios do “Bebras” são compostos de pequenos problemas estimulantes, divertidos e que requerem algum pensamento lógico.