A presidência Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) desenvolveu, em Maio, uma campanha de divulgação da oferta formativa e, durante um mês, professores e alunos visitaram escolas secundárias do distrito de Braga e do Porto.
Já há vários que acontece a divulgação dos cursos junto das escolas secundárias, promovida pela ECUM, mas, desta vez, a instituição decidiu inovar e visitar presencialmente as escolas, num «formato mais institucional e integrado.
Maria Sameiro Gonçalves, docente Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, refere que com esta iniciativa, foi feita uma aposta «no aumento da visibilidade da escola», bem como na «promoção de uma maior aproximação às escolas secundárias»
A iniciativa pioneira decorreu durante todo o mês de Maio e permitiu que os elementos da presidência marcassem presença em diversas escolas.
Estas escolas envolvidas foram a Secundária D. Maria II (Braga), Secundária Francisco de Holanda (Guimarães), Básica e Secundária de Vieira de Araújo (Vieira do Minho), EB 2,3/S de S. Bento (Vizela), Básica e Secundária Vale do Tamel (Barcelos), Básica e Secundária de Vila Cova (Barcelos), Secundária de Felgueiras (Felgueiras) e Secundária D. Afonso Henriques (Vila das Aves).
Nesta acção participaram 15 professores e 18 alunos da Escola de Ciências, que partilharam conhecimentos e experiências com mais de 400 estudantes das escolas visitadas.
«Considero que esta iniciativa num formato mais institucional é uma excelente forma de dar a conhecer a oferta educativa completa da ECUM, o modo como os ciclos de estudo actualmente funcionam e as possíveis saídas profissionais, assim como esclarecer dúvidas aos estudantes num ambiente descontraído», refere a docente da Universidade do Minho.
Ao longo da iniciativa, vários actuais alunos da Escola de Ciências foram às suas antigas escolas informar os possíveis futuros colegas, sendo que os alunos da Universidade do Minho consideram esta acção «entusiasmante» e capaz de esclarecer dúvidas dos outros estudantes.
«A integração de um ex-aluno da Escola Secundária na comitiva permite clarificar alguns pontos da vida académica e também ninguém melhor do que nós, ex-alunos, para falar à comunidade escolar já que há uns anos estávamos naquele lugar, havendo uma melhor compreensão das incertezas e inseguranças dos mais novos», assinalou Luís Gonçalo Barbosa Tomé, aluno da Licenciatura em Geologia.
Para o estudante, esta actividade permitiu «colocar todos os intervenientes à vontade, sendo transmitida a informação de forma informal e descontraída», algo muito importante numa altura em que os alunos «são bombardeados com informação, o que por vezes dificulta a sua decisão, que, por si só, é complicada», concluiu.