ECONOMIA

ECONOMIA -

AM Experience Group de Braga comemora 20 anos e reposiciona-se para consolidar mercados português e espanhol

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A AM Experience Group, empresa especializada em criar experiências de entretenimento familiares com sede em Braga, está a comemorar 20 anos e a efeméride coincide com o reposionamento do grupo que, não só redefiniu o seu propósito, como lançou as bases para o crescimento e a expansão internacional da empresa.

Após uma quebra no volume de negócios de 60%, resultante da pandemia Covid-19, o AM Experience Group prevê recuperar já este ano a facturação de quatro milhões de euros registada em 2019, previsão que tem como base a carteira de projectos de iluminação de Natal e espectáculos a executar este ano, regressando ao volume de actividade e negócios anterior à pandemia

“O ano de 2020 foi muito difícil para a indústria criativa e do entretenimento, na qual nos inserimos. Vimos eventos e instalações que tínhamos contratualizados serem adiados ou cancelados face às restrições. Vimos os orçamentos de marketing alocados a projectos de iluminação serem cortados e, no geral, sentimos que estávamos a entrar numa nova fase. Contudo, não baixámos os braços. Aproveitámos esse ‘tempo’ para refletir sobre onde nos queríamos posicionar e planear o futuro”, explica Nuno Barbot.

PUBLICIDADE

O CEO do AM Experience Group acredita que, com o atenuar das restrições, abre-se um período em que as pessoas urgirão em envolver-se em novas experiências após meses confinadas. Antecipando essa fase, o grupo reestruturou-se, reforçou as equipas com o objectivo de aumentar a oferta de serviços e, assim, ir ao encontro das tendências do mercado.

Focados na sustentabilidade social, ambiental e financeira, e recorrendo ao digital como alavanca, o AM Experience Group tem vindo a reiventar-se nos últimos 20 anos, desejando agora reforçar a sua presença em Portugal e Espanha e conquistar novos mercados internacionais como o francês.

O AM Experience Group espera ainda que, uma vez ultrapassada a crise sanitária, o grupo retome o crescimento que, entre 2015 e 2019, foi anualmente de 13,4%, em média.

“A estrutura organizacional ágil do grupo de empresas, aliada ao know-how de 20 anos e à vontade que todos nós temos em voltar a usufruir de bons momentos, permitem inferir que o AM Experience Group voltará ao crescimento em 2022”, afirma Nuno Barbot.

REORGANIZAÇÃO

A empresa reorganizou-se em quatro marcas, cada uma com diferentes serviços, já não apenas destinados ao Natal, mas a qualquer época do ano. AM Live é, porventura, a mais conhecida pelo público geral, por famílias e crianças, pois é responsável pela concepção de espectáculos teatrais musicais no gelo, como “O Peter Pan no Gelo”, “O Feiticeiro de Oz no Gelo” ou “Alice e o País das Maravilhas no Gelo” (guião de Nuno Markl).

É ainda sob esta marca que o AM Experience Group oferece outro tipo de experiências de entretenimento a famílias. AM Illumination & Arts é responsável por projectos de iluminação e de decoração de Natal em centros comerciais e municípios de países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, etc.

As outras duas marcas são a AM Fun Play & Ice – experiências em pistas de gelo, parques de diversão temáticos e experiências de aventura– e a AM Immersive & Digital – instalações de arte multimédia, exposições expandidas e experiências imersivas.

HISTÓRIA

O AM Experience Group nasceu em Braga, onde mantém a sede e o armazém da empresa. Quando tudo começou, em 2001, com pouco mais de 20 anos, o fundador Pedro Martins trabalhava na Telepizza e fazia truques de magia, enquanto estudava num seminário.

O jovem agarrou-se aos seus sonhos e à confiança inabalável de que conseguiria vencer, trabalhando em vários tipos de eventos. Não demorou até que o seu carisma e simpatia conquistassem a confiança de muitos clientes, sobretudo na área dos Centros Comerciais.

Em 2002, já necessitava de um armazém e, em 2004, a empresa instalava a primeira pista de gelo no Fórum Algarve.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS