O segundo dia de programação da 2ª Feira de Ciência & Tecnologia contou com mais duas palestras, sobre as áreas do “Ambiente” e da “Química”. Alexandra Fernandes, bióloga e mestre em Ciências e Tecnologia do Ambiente, brindou os participantes com “Resíduos invisíveis?! Então há resíduos que não consigo ver?!”; já Maria do Sameiro Gonçalves, Doutora em Ciências (Química Orgânica) e investigadora na área da Química Orgânica, no Centro de Química da Universidade do Minho seduziu-nos com uma “ Viagem pelo mundo dos perfumes: das essências à perfumaria”.
A palestra da manhã, por sua vez, marcou a «participação da Casa do Conhecimento de Vila Verde na maior campanha europeia de redução de resíduos, em que são organizadas milhares de acções por toda a Europa».
A temática deste ano, centrada nos resíduos invisíveis, é um «desafio à consciencialização e informação da enorme quantidade de resíduos que são gerados sem serem notados. É necessário dar visibilidade a esse desperdício para adoptarmos atitudes informadas no momento de escolher e comprar um produto, tomando consciência da sua pegada. Todos podem contribuir para a redução destes desperdícios desde os produtores, os legisladores aos consumidores», pode ler-se em comunicado enviado.