REGIÃO

REGIÃO -

Câmara de Famalicão afasta perigo de amianto nas instalações provisórias do centro de saúde

A Câmara Municipal de Famalicão nega a existência de qualquer risco para a saúde dos utentes do Centro de Saúde, provisoriamente a funcionar nas antigas instalações da fábrica da Boa Reguladora.

A resposta da autarquia surge na sequência da preocupação manifestada pelo PAN sobre a suspeita da presença de fibrocimento de amianto na cobertura das instalações.

Agora o Executivo de Mário Passos confirma a presença de telhas com amianto na cobertura do pavilhão, mas que estas “não foram movimentadas durante os trabalhos” de colocação da estruturas modulares pré-fabricadas do centro de saúde, “pelo que não há risco para a saúde pública”.

Sandra Pimenta questionava ainda o autarca social-democrata sobre as diligências tomadas para proteger funcionários e utentes de potenciais impactos do amianto na sua saúde. Sobre esta ponto, a autarquia assegura que em reunião técnica com a Unidade de Saúde Pública da ULS, “entidade com competência legal para avaliar o risco para a saúde pública, não foi confirmada a inexistência de qualquer risco”.

Recorde-se que os serviços do Centro de Saúde de Famalicão, na avenida 25 de Abril, estão a ser transferidas para a antiga Reguladora enquanto decorrem as obras de beneficiação, com duração prevista de um ano.

Assim, os serviços médicos atualmente instalados no edifício – USF Alto da Vila, USF Nova Estação, USF Famalicão I e UCC D. Maria II –  começaram a ser transferidos esta segunda-feira para as instalações provisórias.  USF Alto da Vila já funciona em pleno no espaço provisório

Os serviços da USF Nova Estação estão ainda a ser transferidos, passando a funcionar em pleno nas instalações provisórias a partir desta quarta-feira. Por fim, a USF Famalicão I e a UCC D. Maria II transferem-se nos dias 22 e 23 de abril, funcionando em pleno a partir do dia 24.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE