Um verdadeiro amontado de lixo cobre os contentores situados nas proximidades da sede da Junta de Freguesia de Cabanelas, na berma da Estrada Nacional 205, que faz a ligação entre a Vila de Prado e Barcelos.
A situação foi denunciada pelo activista ambiental Carlos Dobreira, segundo quem ao início da tarde desta segunda-feira «era possível observar resíduos recicláveis, perigosos, resíduos de construção e demolição e lixo indiferenciado junto a ecopontos localizados na N205 (junto à rua de Trás-Outeiro) e na rua de Portuzelo».
Destaque para muito cartão, garrafas de vidro, plásticos, entulho, artigos de higiene e de limpeza, baldes, tubos, assentos e bidões de produtos químicos.
Já na Vila de Prado, no início do acesso à Igreja Matriz através da Avenida Dr. Domingos Peixoto Costa e Silva, «era possível observar um cenário de cheiros nauseabundos provenientes de sacos localizados junto a um pilhão, resíduos recicláveis (com destaque para caixas de cartão, garrafas de vidro) e sobrelotação de ecopontos».