A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participa no próximo sábado, 4 de Março, na celebração dos 898 anos da outorga do Foral, pela Rainha D. Teresa, a Ponte de Lima.
As cerimónias oficiais presididas pela membro do Governo, contam com a presença de D. Jesús Gamallo Aller, director-geral de Relações Externas da Junta da Galiza, em representação do Presidente da Xunta da Galicia, marcam o início das comemorações oficiais dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, a celebrar em 2025.
O programa das comemorações dos 898 anos é extenso e apresenta diversas acções, prolongando – se por todo o fim-de-semana.
Assim, no Dia de Ponte de Lima, 4 de Março, mantém a tradição da exposição ‘Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago’, na Torre da Cadeia Velha, a inaugurar às 11h30. Promovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago em parceria com município de Ponte de Lima, que através da fotografia e da pintura, pretende ‘adoçar’ o olhar de quem a visita com a doçaria de Ponte de Lima, com as Castanhas Doces, as Limianas e o Pastel Limiano, e de Pontevedra, com as Orelhas de Carnaval, as Filloas e a Tarte de Santiago.
Às 15h30, deposição da coroa de flores na estatua de D. Teresa, seguindo-se a visita à exposição ‘20 anos da estátua da rainha D. Teresa 2002 – 2022’. Segue-se a sessão solene agendada para as 16h00 no auditório municipal.
O sábado é igualmente uma oportunidade para a apresentação pública do livro ‘Rainha D. Teresa ‘…E Fez Vila o Lugar de Ponte’, da autoria de Amândio de Sousa Vieira. É a segunda edição, revista e aumentada, de uma obra inteiramente dedicada à figura dessa grande personagem histórica que esteve na origem de Ponte de Lima.
Este livro pretende familiarizar o público em geral com a figura de D. Teresa, mostrando a sua relevância histórica e o papel fulcral que desempenhou no nascimento do país mas sobretudo na origem de Ponte de Lima. Nele se percebe igualmente o que Ponte de Lima tem feito nos últimos anos, no intervalo temporal que vai da primeira à segunda edição, para homenagear e dignificar tão ilustre personagem histórica.
Na sessão solene será apresentado publicamente a logomarca oficial dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, o website e algumas das iniciativas que decorrem até ao ano 2025.
A sessão encerra com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Vasco Ferraz. e de Ana Abrunhosa.
PROGRAMA
Neste dia comemorativo da elevação do lugar de Ponte a Vila, destaque ainda para a inauguração da requalificação dos espaços comuns do Teatro Diogo Bernardes, marcado para as 18h00. O palco do Teatro Diogo Bernardes recebe nesta noite um nome grande do teatro português, Ruy de Carvalho com o espectáculo ‘Ruy’.
O programa das comemorações do 4 de Março de 2023, incluem, na sexta e sábado, o 1º simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, evento que visa criar um espaço privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidade que a alimentação e a gastronomia enfrentam, desde a produção de recursos endógenos ao aumento dos padrões de qualidade de vida.
Na sexta-feira, na Biblioteca Municipal Exposição de Pintura ‘Vem ver o Lima’. No sábado e domingo, na Expolima, prova de Paraquedismo, a contar para a taça de Portugal.
O domingo ainda acolhe mais um Encontro Concelhio de Bombos, entre as 10h00 e as 12h00, a percorrer o centro histórico de Ponte de Lima.
À tarde, o desfile da tradição, a partir das 14h30, da Avenida dos Plátanos, em desfile pelo passeio Sebastião Sanhudo e Passeio 25 de Abril.