Andrew Tate, influenciador, e o irmão Tristan estão acusados de tráfico humano e violação na Roménia. Apesar da proibição de sair do país, os dois viajaram para os EUA esta quinta-feira.
Ao que avança o Jornal de Notícias, os EUA conversaram sobre o caso com o governo da Roménia. Não se sabe, no entanto, se esta viagem é resultado de pressão diplomática.
O boxer e influencer digital Andrew Tate, de 38 anos e o irmão, de 36, estão acusados de liderar uma organização criminosa em 2021, na Roménia e Grã-Bretanha, através da qual abusaram sexualmente de diversas vítimas.
Os dois alegam inocência. Andrew Tate já se tinha mudado para a Roménia há anos, quando começou um negócio de transmissões pornográficas online no Reino Unido. É conhecido por estar entre diversas polémicas e participou no programa “Big Brother” da Grã-Bretanha, em 2016. Foi expulso por atacar uma mulher.
Nas redes sociais, é conhecido por partilhar opiniões misóginas e que geram polémica. Tem dupla nacionalidade, americana e britânica e, agora, enfrenta acusações de tráfico e relações sexuais com menores, lavagem de dinheiro e organização de um grupo criminoso, tudo isto na Roménia.
A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou ao jornal Financial Times que o caso foi abordado com autoridades romenas. Segundo o mesmo, foi pedido a Bucareste que devolvesse os passaportes aos irmãos.
Já o primeiro-ministro romeno Marcel Ciolacu, disse que os EUA «não fizeram qualquer pedido» quanto à «situação legal» dos dois. No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Emil Hurezeanu, afirma que o enviado de Trump, Richard Grenell, falou com ele sobre o caso de Tate na Conferência de Segurança de Munique.
Matthew Jury, advogado das vítimas no Reino Unido, diz achar «o desenvolvimento, se verdadeiro, igualmente bizarro e ultrajante», termina. Um tribunal romeno aceitou um pedido britânico de extradição dos irmãos Tate, mas só depois de terminar o processo judicial na Roménia.