BRAGA -

BRAGA - -

Angola em Braga com participação na Agro em vista

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Eliseu Gaspar, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou a intenção de Angola em participar na próxima edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.

O propósito foi expressado a Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, durante a assinatura de um protocolo de cooperação com a Província de Huíla, no sentido de aproximar esta região angolana do município bracarense.

O interesse assenta no facto de a indústria agro-alimentar ser um dos principais sectores económicos daquela região angolana.

Composta por representantes políticos e empresários, a comitiva visitou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde conheceram a tecnologia de ponta que se faz em Braga, com especial incidência sobre o sector alimentar, foco do sector empresarial angolano.

GEMINAÇÃO

No encontro, Ricardo Rio afirmou que assinatura do protocolo “é um passo importante para aproximar as duas regiões e iniciarmos uma cooperação profícua”.

“É muito importante que haja em Portugal um ponto de contacto com a província angolana, pois isso facilitará o desenvolvimento de projectos concretos”, referiu Rio.

Já os responsáveis angolanos lançaram um repto os empresários bracarenses para que invistam mais em Angola, nomeadamente no desenvolvimento das infra-estruturas públicas, uma das prioridades de todas as regiões angolanas.

A Província de Huíla nomeou ainda uma representante que vive na cidade, Carla Gaspar, para ser a interlocutora nesta relação que se pretende que culmine posteriormente com um acordo de geminação com Lubango, capital de província.

A Startup Braga foi um dos pontos de paragem da comitiva. Aqui ficaram a conhecer o que tem sido feito na área do empreendedorismo e inovação, tendo sido um dos motivos que suscitaram mais interesse por parte dos responsáveis angolanos, pois estão a desenvolver esforços para criar uma estrutura semelhante em Lubango. Luís Rodrigues, responsável da Startup Braga que acompanhou a visita, demonstrou toda a disponibilidade em colaborar na concretização deste projecto.

A visita aconteceu por ocasião da participação desta comitiva na segunda edição da Conferência Económica do Mercado da CPLP, que decorreu na passada terça-feira, no Porto.

HUÍLA

Huíla é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região sul do país, sendo a mais rica província da porção meridional angolana. Tem como capital a cidade e município do Lubango.

Segundo as projecções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto nacional de Estatísticas angolano, conta com uma população de 2.819.253 habitantes e com uma dimensão de 79 023 km², sendo a província mais populosa de angola depois de Luanda.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.