Anselmo Calais, professor de Educação Física dos quadros dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (UMinho) nasceu em 1971 em Vila Verde, onde reside. Formou-se em Educação Física, o que diz ter sido uma «escolha fácil e clara» e que o levou, em 2002, ao Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho.
O jornal universitário Nós dedica-lhe um artigo elogioso, escrito por Paula Mesquita, que aqui seguimos com a devida vénia e autorização.
Questionado sobre o facto de ter optado por um curso na área do desporto, Anselmo Calais diz que sempre gostou da actividade desportiva, principalmente de futebol, a modalidade que praticou, enquanto atleta federado, em clubes das associações de futebol de Braga, de Viana do Castelo e de Vila Real.
O docente esteve década e meia a treinar desporto universitário – futsal masculino e feminino, além de futevólei, futebol de 7 e futebol de praia femininos. «Vivi momentos maravilhosos, que fizeram de mim uma pessoa melhor, quer em termos pessoais, quer como profissionais. Desde o primeiro dia, criámos um bom espírito de grupo, sentido de compromisso, superação, dedicação e trabalho de equipa. Estou grato a todos os estudantes-atletas que nos ajudaram a atingir os resultados», conta.
Anselmo Calais foi quatro vezes campeão nacional (2005, 2013, 2016, 2017) e vice-campeão europeu (2013). «Já em futsal masculino, fomos campeões nacionais (2018), vice-campeões nos EUSA Games (2018) e ficámos em 3º lugar no europeu (2019). Entre outros resultados, em femininos fomos ainda campeões nacionais em futevolei (2014) e vice-campeões nacionais em futebol de 7 (2013) e futebol de praia (2014)», realça.
O vilaverdense foi eleito Treinador do Ano na XI Gala do Desporto Universitário da FADU, uma distinção que classifica como «muito gratificante» e que o deixou «muito honrado». «É um dos pontos altos da minha carreira. Foi o reconhecimento do meu trabalho, dos resultados obtidos ao longo dos vários anos dedicados ao desporto universitário», frisa.