DESPORTO

DESPORTO -

Vilaverdense Anselmo Calais é treinador premiado de futsal na Universidade do Minho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Anselmo Calais, professor de Educação Física dos quadros dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (UMinho) nasceu em 1971 em Vila Verde, onde reside. Formou-se em Educação Física, o que diz ter sido uma «escolha fácil e clara» e que o levou, em 2002, ao Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho.

O jornal universitário Nós dedica-lhe um artigo elogioso, escrito por Paula Mesquita, que aqui seguimos com a devida vénia e autorização.

Questionado sobre o facto de ter optado por um curso na área do desporto, Anselmo Calais diz que sempre gostou da actividade desportiva, principalmente de futebol, a modalidade que praticou, enquanto atleta federado, em clubes das associações de futebol de Braga, de Viana do Castelo e de Vila Real.

O docente esteve década e meia a treinar desporto universitário – futsal masculino e feminino, além de futevólei, futebol de 7 e futebol de praia femininos. «Vivi momentos maravilhosos, que fizeram de mim uma pessoa melhor, quer em termos pessoais, quer como profissionais. Desde o primeiro dia, criámos um bom espírito de grupo, sentido de compromisso, superação, dedicação e trabalho de equipa. Estou grato a todos os estudantes-atletas que nos ajudaram a atingir os resultados», conta.

Anselmo Calais foi quatro vezes campeão nacional (2005, 2013, 2016, 2017) e vice-campeão europeu (2013). «Já em futsal masculino, fomos campeões nacionais (2018), vice-campeões nos EUSA Games (2018) e ficámos em 3º lugar no europeu (2019). Entre outros resultados, em femininos fomos ainda campeões nacionais em futevolei (2014) e vice-campeões nacionais em futebol de 7 (2013) e futebol de praia (2014)», realça.

O vilaverdense foi eleito Treinador do Ano na XI Gala do Desporto Universitário da FADU, uma distinção que classifica como «muito gratificante» e que o deixou «muito honrado». «É um dos pontos altos da minha carreira. Foi o reconhecimento do meu trabalho, dos resultados obtidos ao longo dos vários anos dedicados ao desporto universitário», frisa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.