O primeiro-ministro demissionário António Costa faz uma declaração ao país às 20h00, para dar explicações sobre negócios em investigação
Costa deverá dar explicações sobre questões de política do Governo relacionadas com os negócios sob investigação e responde a perguntas.
A mensagem será dirigida aos portugueses a partir do palácio de São Bento.
António Costa anunciou na terça-feira a sua demissão do cargo de primeiro-ministro. E o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa agendou já eleições legislativas antecipadas para 10 de março de 2024.
António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e um centro de dados em Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.
O Ministério Público (MP) considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus, responsável pelo centro de dados, de acordo com a indiciação, que contém várias outras referências a António Costa.
No dia da demissão, Costa recusou a prática «de qualquer ato ilícito ou censurável».
ovilaverdense@gmail.com