VALE DO HOMEM (Amares)

VALE DO HOMEM (Amares) -

António Variações vai ter ‘Museu’ em Fiscal, a sua terra natal

António Variações, um dos maiores ícones da música portuguesa, vai ter um Centro Interpretativo em Fiscal, Amares, a sua terra natal. A obra foi hoje consignada pela junta de Freguesia local, que quer fazer do espaço um repositório de interpretação de Variações, onde vão ser expostos vestuário, pautas musicais, discos e outros objetos pessoais do cantor.

O ‘museu’ António Variações vai ser instalado na antiga escola primária local, frequentada pelo músico.

A obra terá um custo de 175 mil euros, mais IVA, permitindo homenagear o nome maior daquela freguesia e do concelho de Amares, como assinalou o presidente da Câmara, Manuel Moreira, que apadrinhou o momento.

«Este dia é um marco importante para o concelho, para a região e para o país, porque António Variações é um ícone nacional», disse o autarca, em declarações ao jornal ‘O Amarense’.

Manuel Moreira sublinhou que a construção deste espaço será «importante» para a freguesia e para o concelho. «Somos um povo com memória, que não se esquece dos seus maiores vultos», destacou.

A obra deverá começar entre o final deste mês e o início do próximo, tendo um prazo de seis meses para ficar concluído. A inauguração oficial deverá acontecer em junho ou dezembro, por ocasião do aniversário da morte (13 de Junho de 1984) ou do nascimento de António Variações (03 de Dezembro de 1944).

Além da implementação de vários meios digitais, prevê a construção de dois espaços cenográficos tendo por base a vida e obra de António Variações, um alusivo a uma barbearia e outro a um palco, dando aos visitantes a possibilidade de vestir a pele do artista.

Haverá ainda um local de exposição física de vários artigos, nomeadamente peças de vestuário que Variações criou e usou durante o seu percurso, assim como outros adereços que se tornaram icónicos.

A escola primária é propriedade da Junta de Freguesia e situa-se na avenida com o nome do cantor, ao longo da Estrada Nacional 205-3, encontrando-se desativada há vários anos.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE