A Infraestruturas de Portugal (IP) implementa, até 13 de maio, um conjunto de medidas de segurança e apoio aos peregrinos que se dirigem a Fátima. A ação integra-se na campanha “Peregrinação Segura – Fátima 2025” e envolve ações de sensibilização, apoio direto e restrições de trânsito no Itinerário Complementar 2 (IC2).
A campanha abrange os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém, e será realizada em parceria com várias entidades, com o objetivo de prevenir acidentes, nomeadamente atropelamentos, em estradas muito utilizadas pelos peregrinos.
Segundo fonte da IP, este ano a iniciativa arrancou mais cedo devido aos feriados de 25 de abril e 1 de maio e à morte recente do Papa Francisco, o que poderá levar a um aumento no número de peregrinos.
A empresa alerta para os perigos que os peregrinos enfrentam ao caminhar em vias com tráfego intenso e velocidades elevadas, sublinhando a importância de comportamentos seguros e da escolha de rotas alternativas, menos movimentadas.
A IP está a trabalhar na identificação e divulgação de percursos mais seguros, e vai implementar restrições de trânsito nos troços mais utilizados rumo ao Santuário. Haverá também equipas no terreno para apoiar os peregrinos, informar condutores, reforçar a sinalização e ajustar os condicionamentos conforme a afluência.
Cerca de 30 colaboradores da IP estarão envolvidos nestas operações. No distrito de Santarém, onde as vias têm caraterísticas distintas, não haverá cortes de trânsito, mas o acompanhamento será reforçado.
A IP apela ao cumprimento das regras de segurança rodoviária. Aconselha os peregrinos a usarem coletes refletores, caminharem pela berma em fila indiana, no sentido contrário ao trânsito e, sempre que possível, optarem por estradas secundárias. Já os condutores devem moderar a velocidade e redobrar a atenção ao passarem por grupos de caminhantes.
A peregrinação dos dias 12 e 13 de maio será presidida pelo cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente dos bispos brasileiros e do Conselho Episcopal Latino-Americano. Esta será a primeira grande peregrinação do ano a Fátima, realizada poucas semanas após a morte do Papa Francisco, que visitou o santuário em 2017 e 2023.
ovilaverdense@gmail.com