PAÍS

PAÍS -

Após insultos do Chega, deputada do PS reage: ‘O currículo fala por mim’

A socialista Ana Sofia Antunes, que é invisual, reagiu, esta sexta-feira, à polémica que estalou na Assembleia da República, quando a deputada Diva Ribeiro, do Chega, acusou a ex-secretária de Estado de “só conseguir intervir em assuntos que envolvem, infelizmente, a deficiência”.

As declarações, feitas numa altura em que eram debatidos projectos sobre inclusão no Ensino Superior, gerou indignação não só da parte do PS, como por parte do BE e do PSD, que acusaram a bancada do Chega de continuar com este tipo de discurso com os microfones desligados.

Já esta sexta-feira, na Assembleia da República e após uma intervenção sobre o assunto da líder parlamentar, Alexandra Leitão, Ana Sofia Antunes afirmou: “Estas declarações foram ainda agravadas pelo facto de após ter sido feita a respectiva defesa da honra da nossa bancada, foi alegado por outra deputada do partido Chega que é recorrente o Partido Socialista chamar a intervir apenas em debates temáticas as pessoas com deficiência sobre deficiências, as pessoas negras sobre racismo, os homossexuais sobre os debates no mesmo tema”.

“Quanto à questão da competência para intervir – em que matérias for – não tenho muito a dizer. Tenho um currículo, esse currículo fala por mim. Trabalhei as mais diferentes áreas e também é certo que durante nove anos me dediquei à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, integrando diferentes governos nessa aérea”, referiu.

A parlamentar fez ainda ‘as contas’ e apontou: “Das cerca de 15 intervenções que consegui identificar de ontem [quinta-feira] até hoje [sexta-feira] feitas por mim em plenário desde que aqui estou como deputada, esta foi a primeira intervenção que fiz em matéria de deficiência. Intervenho frequentemente em assuntos como segurança, migrações, nacionalidade. Sou também coordenadora do PS nos Assuntos Europeus, por isso intervenho sobre assuntos europeus diversas vezes. Uma vez fiz uma intervenção sobre o tema dos direitos dos idosos. Sobre deficiência foi ontem [quinta-feira a primeira vez que intervim”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE