VILA VERDE

VILA VERDE -

“Apreço”. O novo filme romance que celebra a «cultura e vivências da aldeia nos anos 80»

Share on facebook
Share on twitter

O jovem realizador vilaverdense João Oliveira é o responsável pela realização do novo filme “Apreço”, que a partir de 2023 começa a ser gravado no concelho de Vila Verde.

“Apreço” é um drama/romance que celebrará a «cultura e as vivências da aldeia, nos anos 80».

Tendo como forte intenção a «promoção cultural desta Terra do Norte de Portugal, onde nasceu e pela qual guarda um especial carinho», João Oliveira tem como propósito, através da obra, «apoiar o talento local e incentivar a criação de projectos artísticos, e desta forma valorizar de uma forma mais proeminente a cultura do nosso País».

Focado nas «tradições e nas vivências desta aldeia de Vila Verde em 1980», o filme apela à «divulgação cultural e territorial, promovendo a cultura local, bem como dando a conhecer o lenço dos namorados, os trajes e os costumes desta terra».

O filme será todo ele rodado em Vila Verde e no distrito de Braga, tendo como objectivo a sua estreia nestas regiões. Posteriormente, a exibição será concretizada em cinemas e salas de exibição.

 

SINOPSE

Em tempos de Guerra Colonial Portuguesa, ainda muito jovem, Carlos aventura-se, sozinho, rumo ao Porto, em busca de perseguir os seus estudos, deixando os seus pais na aldeia, enquanto o seu irmão, Luís, é enviado para combater na Guiné. Numa época marcada pelo tumulto da dor, por diversas perdas e traumas, que foram incutidos, devido às diferentes circunstâncias, os desafios são constantes.

Assim, Carlos é instigado, pela ironia da vida, e sente a necessidade de regressar à sua terra natal. O decurso do tempo, impulsiona-o a redefinir as suas prioridades. Desta forma, ele presta um apoio incondicional à sua família, deixando os seus sonhos para trás.

Perdido e sem rumo, entre a água que descia das montanhas e uma inesperada inocência, o destino da sua existência cruzou-se com uma fonte de metamorfose. Todavia, nem tudo eram rosas.

(Sinopse que consta no dossier de apresentação do projecto)

 

QUEM QUISER APOIAR

Contudo, «sem apoio nada será possível» e aqueles que quiserem contribuir ajudando na concretização do filme, que tem como objetivo chegar ao “grande ecrã”, podem fazê-lo através da plataforma: ppl.pt/apreco .

 

FICHA TÉCNICA

JOÃO OLIVEIRA – Autor, Produtor Executivo e Realizador

PASSOS ZAMITH & OPPOSITE RECORDS – Co-Produção

AIDA SILVA -Produtora

ISABEL FERNANDES  – Argumentista

SOFIA FONTES – Ass. Argumentista

FILIPE AMORIM – Personagem “Carlos”

MARIA DE SÁ – Personagem “Rosa”

 

FOTOS: João Oliveira

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Dezembro nas 2022.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.