Arcos de Valdevez investe mais de um milhão para transformar antiga escola em residência estudantil

A Câmara de Arcos de Valdevez lançou esta terça-feira o concurso público para transformar a antiga escola primária de Guilhadeses em residência para estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), por cerca de um milhão de euros.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o prazo de execução da empreitada, com um preço base de 1.080.000 euros, é de 300 dias e a apresentação de propostas termina no dia 18 de novembro.

Os concorrentes são obrigados a manter as propostas 120 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas.

Em agosto, a autarquia anunciou que a empreitada prevê a recuperação do edifício existente, mantendo as suas características arquitetónicas e ampliando o seu corpo principal.

O projeto contempla a criação de 16 quartos com capacidade para 27 camas distribuídas por cinco quartos individuais (incluindo quarto para pessoas com mobilidade condicionada) e 11 quartos duplos.

Os restantes espaços de apoio estão destinados à copa, sala de refeições, receção, lavandaria, sala de pessoal, sala de convívio, sala de máquinas, duas salas de estudo, gabinete de gestão e segurança e lavandaria.

No ano letivo 2019/2020, o IPVC, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em parceria com a Câmara Municipal, abriu um curso superior no Polo de Arcos de Valdevez, onde já leciona o Curso Técnico Superior Profissional (CTEsP) de manutenção mecânica.

A formação, com cerca de 40 alunos, “funciona em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez”.

As aulas presenciais decorrem nas instalações da ESTG e no polo em Arcos de Valdevez instalado InovArcos – Centro de Inovação e Conhecimento de Arcos de Valdevez.

Segundo o IPVC, o curso “pretende responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação dos seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização”.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais