Arcos de Valdevez reforça a aposta no consumo de ‘carne Cachena’ nas escolas do concelho. O executivo municipal aprovou esta semana a renovação do protocolo de colaboração com vários organismos locais com vista à continuidade do fornecimento de carne de cachena nos refeitórios escolares, cujo custo total estimado, para este ano letivo é no valor de 25 mil euros.
O protocolo será celebrado entre o Município, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e a UNISELF.
Esta medida está enquadrada no Programa de Valorização dos Produtos e Produtores Locais – “Terras do Vez – Sabores e Tradições”, implementado pela autarquia.
«O município e os seus parceiros pretendem promover, valorizar e divulgar os produtos locais, bem como melhorar a qualidade e o valor nutricional das refeições servidas aos alunos do agrupamento de escolas de Valdevez», avança a autarquia arcuense.
Lembra, a propósito, que esta medida «foi elogiada pelo Ministério da Educação, através da Direção Geral da Educação e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, e pela DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, do Ministério da Agricultura».
E remata: «a Autarquia e os parceiros pretendem com esta iniciativa promover e valorizar o consumo de produtos locais de qualidade nas escolas, o trabalho dos produtores locais, e dinamizar a economia local».
ovilaverdense@gmail.com