A organização da nona edição do “Arraial do Melão Casca de Carvalho”, que decorreu no último fim-de-semana em Soutelo, faz um balanço «muito positivo» do evento. «Correu tudo dentro das expectativas», considera o autarca local, Filipe Silva. Três dias de azáfama: enquanto as mulheres tratavam do arroz de tomate com feijão e do caldo verde, os homens dominavam o churrasco, a sardinhada e o porco no espeto. E para fechar com chave de ouro, o melão casca de carvalho fazia as delícias dos presentes.
A gastronomia foi um dos grandes atrativos da iniciativa, mas não ofuscou o melão casca de casca de carvalho, uma iguaria local que desperta paixões e que foi servida vezes sem conta. Tanto na sua forma mais tradicional (fruto) como nos seus derivados, em forma de cocktail ou de doce, resultado da criatividade soutelense.
O fruto, tão característico de Soutelo e do concelho de Vila Verde, mantém o sabor único e inconfundível que atrai anualmente milhares de pessoas ao concelho e foi um autêntico sucesso.
Destaque ainda para as barraquinhas de artesanato e doçaria espalhadas pelo recinto, na sua maioria geridas por associações locais, que também encontram no evento uma forma de ajudar a financiar o meritório trabalho que desenvolvem durante o ano.
Durante os três dias do certame, integrado na “Rota das Colheitas de Vila Verde”, a música foi uma constante.
ovilaverdense@gmail.com