Assinalam-se hoje os 28 anos da fatídica morte de Albano da Silva Ribeiro, o Bareta. O guarda-redes amador contava com 31 anos e preparava-se para defender a baliza da ACRDSS de Pico de Regalados naquela tarde do distante ano de 1995. Na fase de aquecimento, caiu inanimado, ainda foi transportado para o Hospital de Vila Verde, mas nada mais havia a fazer.
«25/02/1995, uma data que ficou para sempre marcada nos corações dos Picoenses», assinala a associação local, que jamais esquece o atleta: «restam as memórias daquele que foi um exímio guarda-redes, mas acima de tudo a nostalgia de um ser humano excecional. Serás sempre um de nós! Onde quer que estejas, jamais serás esquecido pelos Picoenses».
O seu antigo treinador, Avelino Abreu, também sócio fundador, antigo treinador e diretor, recordava, há um ano atrás, o Bareta: «O Bareta era um bicampeão! De uma educação extrema, nos treinos nunca aquele moço se recusava à “coça” no final dos treinos, mesmo em dias de chuva quando o campo se tornava num autêntico batatal. Era um jogador que só se dava por ele quando a bola chegava à baliza e muitas das vezes fazia defesas do outro mundo! De resto, era uma pessoa muito pacata que passava quase despercebida. Entre os postes foi para mim o melhor guarda-redes que alguma vez passou pelo Pico, mesmo contando com o tempo do “profissionalismo” do Pico».
O caso acabaria por ter enorme impato a nível local, regional e nacional.
Arquivos da RTP, pertencendo-lhe os respetivos direitos de autor. Link: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/morte-de-guarda-redes/
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM
Fotos: Arquivo (ACRDSS Pico de Regalados)