A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) promoveu, no passado dia 6 de Maio, uma palestra sobre os “Perigos na Internet”, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da ACIB.
Este evento contou com a presença de um inspector da Polícia Judiciária (PJ), que iniciou a sua intervenção fazendo uma breve reflexão sobre o que é o mundo da Internet. O agente da PJ começou por referir as vantagens deste mundo, como a comunicação, a partilha e a poupança de tempo, realçando que, por outro lado, este pode ser um lugar perigoso, principalmente para quem não compreende como ela funciona.
O orador destacou que os principais grupos de risco são as crianças, os adolescentes e os idosos, e debruçou-se sobre temas como a Criminalidade Informática, nomeadamente as burla e compras em “sites” da Internet, a utilização dos códigos “MBWay” e ainda o tema da Difamação da Vida Privada, envolvendo divulgação da informação pessoal de outro, sem consentimento.
Para além disso, o inspector da PJ abordou o perigo do “Cyberbullying” e da Pegada Digital, explicando que «tudo o que é partilhado na Internet, fica para sempre».
Como forma de terminar a sua intervenção, o palestrante deixou algumas recomendações aos ouvintes, como «não revelar informações pessoais», «ter cuidados com os conteúdos publicados para evitar exposição excessiva», «analisar as fontes de informações», «não revelar as palavras-passes» e «não abrir e-mails de desconhecidos».
A sessão terminou com o esclarecimento de dúvidas dos alunos e docentes sobre o tema, num debate de ideias e opiniões sobre os principais perigos associados à Internet. Desta forma, a ACIB pretende «potenciar a eficácia e intervenção capaz de gerar uma redução de comportamentos de risco» relacionados com este mundo digital.