Numa acção conjunta com os municípios de Vila Verde, Amares, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Esposende, a Associação Florestal do Cávado participa esta quarta-feira em acções solidárias, com o objectivo de «disponibilizar às populações o acesso a pinheiros naturais para as tradicionais decorações natalícias».
Ao mesmo que tempo que salvaguarda a protecção e a valorização do meio ambiente, as pessoas são desafiadas a doar produtos alimentares para famílias carenciadas, podendo levar em troca pinheiros naturais provenientes de zonas selecionadas para operações indispensáveis de ordenamento florestal.
«Esta é uma iniciativa de promoção de valores humanistas, sociais e ambientais, que contribui também para preservar uma tradição das nossas comunidades, que têm assim a possibilidade de aceder a pinheiros naturais para decoração natalícia nas suas casas, respeitando e até promovendo a natureza e a floresta», justificou o presidente da Associação Florestal do Cávado, Carlos Cação.
O líder associativo enalteceu a «cooperação e o trabalho de permanente interação com os municípios da área de influência da AFCávado».
Nesse contexto, Carlos Cação frisou «a potenciação de sinergias e o sucesso na valorização ambiental do território, com a imprescindível – e cada vez mais ativa – colaboração das comunidades locais e dos proprietários florestais».
As acções solidárias de troca de pinheiros naturais por bens alimentares decorrem em Vila Verde, no dia 1 de Dezembro, junto à Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela
Em Braga, a iniciativa decorre no sábado, dia , entre as 09h30 e as 13h00, na Avenida Central, junto ao Chafariz.