ASSOCIATIVISMO (Comunidades)

ASSOCIATIVISMO (Comunidades) -

Associação fundada por emigrantes de Cervães no Luxemburgo está a comemorar 40 anos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A associação Amicale Sportive Portugaise “Grupo Desportivo Os Bracarenses” foi fundada em 1978, pela iniciativa de alguns jovens oriundos de Cervães, freguesia do concelho de Vila Verde. Este ano, para assinalar os 40 anos de actividade, têm vindo a organizar vários eventos, tal como a recente visita do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

No próximo domingo, terá lugar um torneio de veteranos, com um jogo de gala entre uma equipa de Veteranos dos Bracarenses e a equipa Veteranos Campelos, de Torres Vedras.

Esta equipa portuguesa efetua todos os anos uma viagem/digressão e em 2018 aceitaram integrar as celebrações dos 40 anos dos Bracarenses.

Este torneio e jogo de gala decorrerá em Esch-sur-Alzette no Terreno do US Esch.

Agendados estão ainda uma recepção na sede e um jantar de sócios e simpatizantes, dias 14 e 15 de Junho, contando com a presença do presidente do SC Braga, António Salvador, além de outros elementos dos corpos sociais do clube.

 

O CLUBE

Os criadores da associação dividiram-se entre os nomes Grupo Desportivo “Os Cervanenses” e Grupo Desportivo “Os Bracarenses”, mas acabaram por escolher o segundo devido à maior popularidade de Braga.

Também foram estabelecidos nos estatutos que a actividade principal seria o futebol e todos os jogadores deveriam ser originários de Cervães.

E qual não foi a surpresa dos fundadores da estrutura quando na altura da entrega dos estatutos na Câmara do Luxemburgo foram informados de que eram a primeiro clube desportivo inscrito nos registos da capital.

Um ano após a sua criação, os Bracarenses aderiram à FAPL (Federação das Associações Portuguesas do Luxemburgo) e começaram a disputar o campeonato português que na altura juntava cerca de 30 equipas.

Paralelamente, os estatutos foram alterados de forma a integrar jogadores de outras origens e nacionalidades para tornar a equipa mais competitiva.

Em 21 de julho de 1989, a Assembleia Geral do Sporting Clube de Braga aprovou por unanimidade que o “Grupo Desportivo Os Bracarenses” fosse considerado filial do SC Braga.

Este reconhecimento deu origem a um protocolo de partilha de informações e de gravações dos jogos, além de um acordo de princípio para a elaboração de um jogo anual entre a equipa da filial e a equipa sub-21 do SC Braga.

Em contrapartida, a filial comprometia-se a promover e divulgar o nome do SC Braga, organizar eventos que permitissem a deslocação do clube ao Luxemburgo e a angarir sócios.

Em 2001, a equipa masculina dos Bracarenses juntou-se ao FC Progrès Cessange e nasceu um novo clube: o FC CeBra 01. Em paralelo, a estrutura esteve na origem de uma das primeiras e mais competitivas equipas femininas de futebol.

Desde então, os Bracarenses dedicam-se ao apoio do clube e à promoção da cultura e gastronomia portuguesa no Luxemburgo. Todos os meses organizam jantares convívios onde reúnem amigos e simpatizantes de todas as origens e nacionalidades.

Os interessados podem obter mais informações no site da associação, em www.bracarenses.lu

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.