A Associação Recreativa e Cultural de Marrancos, Vila Verde, está a assinalar 40 anos de atividade. Este sábado, durante mais um ensaio-geral do rancho folclórico, os membros, direção e alguns colaboradores juntaram-se no tradicional magusto-convívio, iniciando as comemorações do aniversário.
Fundada a 22 de Novembro de 1982, a coletividade tem vindo a exercer uma atividade muito centrada no desporto (futebol), no rancho folclórico e na dinamização de iniciativas culturais de valorização das tradições rurais e gastronómicas ancestrais.
Sem interrupções, a ARC de Marrancos é uma das instituições do concelho de Vila Verde que mais tem contribuído para a preservação, promoção e divulgação das artes e ofícios tradicionais, mormente o ciclo do linho e a recolha de espólio relativo aos trajes comunitários de outras épocas. De resto, o Museu do Linho e do Mundo Rural, inaugurado recentemente, é a face mais visível desse trabalho. O rancho folclórico, em atividade quase desde a fundação da coletividade, tem vindo a ser um importante dinamizador das cantigas, danças e trajes da Região.
Em paralelo, a sua equipa de futebol – sempre no ativo desde a fundação – reúne jovens e adultos que encontram na instituição um espaço de prática saudável de desporto, partilha e convívio.
A construção de uma nova Sede e/ou reabilitação da atual, a par da instalação de um relvado sintético no campo de futebol de 11, são projetos que a atual Direção quer cumprir no próximo ano.
ovilaverdense@gmail.com