A ATAHCA acolheu no passado dia 6 de Abril uma sessão de apresentação do projecto Inovação, Qualificação e Empreendedorismo, promovido pelo “Amar o Minho” e co-financiado pelo Norte2020. Este projecto destina-se a «actividades exclusivas do sector do turismo da região do Minho que englobem áreas como alojamento turístico, restauração e animação turística».
A sessão destinou-se a todo o “ecossistema” de empresários e empreendedores do sector do Turismo da região do Cávado, nomeadamente, de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro, de modo a dar a conhecer os apoios previstos.
Este projecto, sob a marca “AMAR o MINHO”, visa «apoiar os negócios turísticos endógenos da região do Minho através de “mentoring” de empreendedores (as) e acções de capacitação de empresários (as) e capacitação para a inovação das empresas de alojamento turístico, restauração e animação turística.
As metodologias a utilizar são elas próprias «inovadoras e dinâmicas», com actividades de grupo, acções motivacionais, “pitching” de ideias de negócio, “speed dating” com empresários de sucesso, desenvolvimento de ferramentas que capacitam para a inovação, estudo de boas práticas motivadores de novas iniciativas, simulação de soluções inovadoras, e deverão resultar, no fim em: criação de novos negócios turísticos, através da implementação de Planos de Ação individualizados para cada empreendedor (a); aquisição de conhecimento potenciador do crescimento e desenvolvimento, de negócios e produtos diversificados e inovadores, por parte das empresas existentes.