A sede da ATAHCA, em Vila Verde, recebeu esta quarta-feira o workshop “Desafios da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas: A importância da capacitação e da acção”.
Os oradores Filipe Silva e Manuel Campos, consultores em Internacionalização de Negócios, afirmaram que os processos de internacionalização apresentam um nível de crescimento bastante notório.
Salientaram estes especialistas que a decisão de internacionalização deve ter subjacente duas etapas distintas.
«O ponto de partida encontra-se na existência de uma oportunidade de negócio no estrangeiro, o que pode significar uma opção de localização. O processo desenvolve-se com o estudo e seleção do melhor modo para atuar e explorar essa oportunidade».
Nesta iniciativa foi ainda dado a conhecer o programa Formação PME (2º ciclo) que no âmbito da temática da Internacionalização, visa capacitar as micro e pequenas empresas para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.
No âmbito da temática da Internacionalização, o projecto visa capacitar as micro e pequenas empresas para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.
Nesta edição, a ATAHCA tem abertas inscrições para apoiar 10 empresas na temática da internacionalização.
O projecto destina-se a micro e pequenas empresas, com um mínimo de três trabalhadores, e com actuação sectorial no Turismo, Serviços, Comércio, Indústria e Construção. As empresas interessadas em participar devem manifestar esse interesse através do e-mail formacaopme@atahca.pt.