VILA VERDE

VILA VERDE -

ATAHCA encerra projeto ‘Cávado…com Sabor’

A ATAHCA realizou, a 25 de março, na sua sede em Vila Verde, o seminário de encerramento do projeto “CÁVADO…COM SABOR”, integrado no Plano Nacional para Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), operação cofinanciada pelo PDR 2020 através da sua Medida de Assistência Técnica, na Área 20.2.4 – Inovação.

Na mesa de abertura esteve presente José Mota Alves, presidente da direção da ATAHCA, Paulo Ramalho, vice-presidente da CCDR Norte para a área da Agricultura e Pescas, Rafael Amorim, secretário executivo da CIM CÁVADO e Ana Maria Barata, responsável pelo BPGV, na qualidade de representante de Nuno Canada, Presidente do INIAV. 

O momento destacou, segundo o presidente da ATAHCA, em comunicado, «a necessidade de se continuar a promover os circuitos curtos agroalimentares, a agrobiodiversidade e de valorizar o agricultor enquanto promotor da economia local, da preservação do ambiente, da manutenção da paisagem e da coesão social dos territórios rurais».

Ainda, foi dado destaque ao trabalho em rede realizado pelo projeto nos seis municípios do Cávado que, ao longo dos dois anos de execução, incidiu particularmente nos alunos do 1º e 2º ciclo escolar, com ações de educação alimentar lúdico-pedagógicas nas temáticas da promoção da Dieta Mediterrânica e do combate ao desperdício alimentar.

Este abrangeu mais de 5 mil pessoas diretamente e, sobretudo, em pequenos grupos, totalizando 248 ações de educação alimentar (workshops, palestras, ações de divulgação, showcookings), um número que excedeu em 520% o indicador inicial previsto na candidatura.

O seminário destacou, ainda, a integração deste projecto com outras iniciativas, que se cruzam com a temática da Alimentação Saudável e Sustentável, como os Sistemas Alimentares Locais, Cooperar em Circuitos Curtos e o Sistema Participativo de Garantia associado à agricultura e comércio de proximidade, desenvolvidos por parcerias de Grupos de Acção Local.

«No âmbito do trabalho desenvolvido, este projeto promoveu sempre uma ação de proximidade junto dos produtores agrícolas locais, particularmente através do projeto PROVE, promovendo a consciencialização para a importância crescente e valorização do papel do produtor local, da agricultura familiar e dos circuitos curtos, enquanto garantia de sustentabilidade e soberania alimentar», aponta, ainda, José Mota Alves.

O projeto “CÁVADO…COM SABOR” criou um conjunto de materiais de sensibilização, agora disponíveis no website próprio, uma Aplicação Web Digital (appcavadocomsabor.atahca.pt/) direcionada aos alunos do 2º e 3º ciclo disponível em versão mobile, livros e outros recursos educativos nas temáticas do PNAES disponíveis para a comunidade.

Houve, ainda, a partilha de resultados de outros dois projetos PNAES, da ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega, o projeto “Alimentação Segura no Alto Tâmega e Barroso” e da ADRIMAG, o projeto “Identidade alimentar da Área Metropolitana do Porto”.

Para encerrar, Júlia Fernandes, presidente do Município de Vila Verde, parabenizou o trabalho colaborativo entre a ATAHCA e o Município e reforçou a necessidade de dar continuidade a este e outros projetos que promovam hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, particularmente na comunidade escolar.

A continuidade do “Cávado…Com Sabor” «poderá ser garantida através da alocação de recursos orçamentais adequados, por via por exemplo do PEPAC, NORTE 2030», afirma José Mota Alves. 

«Uma outra possível alternativa de garantia de continuidade seria através da realização de programas interministeriais, envolvendo a Agricultura, Saúde, Coesão Social e Educação, que permitam aos GAL, às CIM e a todas as restantes entidades parceiras públicas e privadas darem continuidade ao trabalho nestes 22 territórios, ao nível da promoção de uma alimentação saudável e sustentável, incluindo o apoio à RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, onde aqueles projetos agora interagem informalmente», termina.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE