A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave vai estar presente no XX Salão Internacional de Turismo Gastronómico de Ourense, em Espanha, para realizar no próximo dia 7 de Fevereiro, em conjunto com vários parceiros locais, uma acção de promoção e divulgação conjunta do potencial endógeno do Cávado.
Esta participação é feita «com o objectivo de promover e divulgar o carácter distintivo dos produtos agro-alimentares locais do território do Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde), associados à tradição da gastronomia minhota que é a matriz característica para onde convergem e que lhe conferem características de qualidade únicas».
Segundo a ATAHCA, pretende «promover de forma integrada os produtos locais e todo o potencial endógeno do território, reforçar a notoriedade dos produtos locais do Cávado no exterior e em particular junto do mercado da Galiza e reforçar o espírito de cooperação e parceria entre todos os agentes locais do território envolvidos no seu desenvolvimento integrado».
Esta acção de promoção conjunta conta com a realização dos eventos e o envolvimento dos seguintes parceiros:
Vinhos (Terra de Amares) e Quinta de Amares – Prova de vinhos comentada (12h45);
Restaurantes (Churrasqueira de Caldelas – Show Cooking e Degustação – “Papas de Sarrabulho” (18h00)
Cerveja artesanal Coice – Prova de cerveja artesanal comentada (15h45);
Queijos (Queijarte) – Degustação;
Município de Amares – Promoção e Divulgação do 17º Festival das Papas de Sarrabulho;
“Aldeias da Saudade” / Empreendimentos turísticos – Promoção e divulgação;
Gerês Viver Turismo – Promoção e divulgação turística.