A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) puseram em marcha, esta terça-feira, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023.
A campanha decorre ao longo da semana (entre os dias 12 e 18 de setembro), e tem como objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.
A ANSR assinala que, «numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar».
E alerta que «o uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente».
Está igualmente «comprovado» que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, «reduz em 50% o risco de morte».
LOCAIS DE FISCALIZAÇÃO
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
* Dia 13 de setembro, às 15h00: Avenida Capitão Gaspar de Castro (imediações da E.B. 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires), Viana do Castelo;
* Dia 14 de setembro, às 8h00: Rotunda do Feliz, Celeirós;
* Dia 15 de setembro, às 14h00: Largo Cândido dos Reis, Santarém;
* Dia 18 de setembro, às 14h00: Rua de Fátima, Caldelas.
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM