O fim de semana prolongado, a iniciar esta sexta-feira, com feriado do 25 de abril, vão prejudicar os serviços de saúde. Pelo país, seis unidades vão estar encerradas e, por Braga, a obstetrícia só atende utentes internas.
Esta sexta-feira encerram as urgências de ginecologia e obstetrícia do Amadora-Sintra, do Barreiro e de Almada. Já no sábado e domingo acrescentam-se a urgência de obstetrícia de Santarém e as de pediatria de Loures e Vila Franca de Xira.
No sábado, abre a urgência de obstetrícia do Amadora-Sintra mas, nas Caldas da Rainha, o serviço de obstetrícia e ginecologia fecha no domingo.
As urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Santo André, em Leiria também vão encerrar este fim de semana.
Por Braga, apesar de nada encerrar, há constrangimentos. A urgência de obstetrícia só vai atender utentes das urgências internas. Pelo restante, só atendem caso sejam referenciadas pelo INEM ou SNS.
Ana Paula Martins, ministra da Saúde, visitou esta quarta-feira o Hospital de Santa Cruz, integrado na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental. Admitindo uma semana difícil, foi questionada quanto às recentes notícias de partos em ambulâncias, contando meia centena destes casos em 2024.
«O objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias, sobretudo através de gravidezes bem vigiadas. Se há uma área onde nos distinguimos nos últimos 45 anos é na área materno-infantil e por isso o que temos é de conseguir garantir que esses indicadores se mantenham», apontou.
Já na passada segunda-feira, uma grávida em fim de tempo chegou à urgência geral do Hospital de Barreiro e encontrou o serviço de ginecologia e obstetrícia fechado.
ovilaverdense@gmail.com