A freguesia de Atiães, em Vila Verde, viveu, este domingo, mais um dia de animação e de convívio, inserido no programa “Na Rota das Colheitas”, que exultou as tradições e os costumes ao som da música do folclore.
Depois de uma eucaristia celebrada logo pela manhã, a tarde de chuva não impediu os presentes de “darem um pé de dança” junto ao palco, embalados pelos ritmos dos cantares folclóricos, que se iniciou com a ‘rusga’ da Associação de Rancho Folclórico de Atiães.
Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, destacou que esta iniciativa «mostra o que cada freguesia tem de melhor» e que coloca em plano de evidência «a tradição, a cultura e a gastronomia», numa homenagem ao mundo rural.
«O mais importante é lutarmos para fazermos das nossas terras as melhores terras do mundo. Temos orgulho na nossa terra, nas nossas freguesias e no nosso concelho. Tenho o maior orgulho em ver que as nossas associações e instituições se juntam para tornar este território cada vez mais rico», frisou a edil vilaverdense.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Atiães, Samuel Estrada, vincou que estes momentos servem para «celebrar a memória do passado», pois «sem ela, não existe presente nem futuro».
«Esta memória que se celebra hoje é também uma rota para o futuro que temos que seguir», afirmou o autarca, deixando um apelo a Júlia Fernandes.
«Atiães tem uma rede viária muito antiga e há necessidade de a melhorar. Precisamos de melhorar também os bens essenciais, como a água e o saneamento e trabalhamos todos os dias para tal», assegurou Samuel Estrada.
Esta tarde de música contou também com a actuação do Rancho Infantil Juvenil de Pico de Regalados, com igual destaque para o concurso de tartes, bolos e doces da catequese, assim como exposições de alfaias agrícolas, teares e fotografia.