MUNDO

MUNDO -

Auchan fecha 25 lojas em Espanha deixando 700 pessoas sem emprego

O grupo Auchan apontou, esta quinta-feira, que vai fechar 25 lojas em Espanha, deixando mais de 700 pessoas sem emprego. A decisão «difícil» mas «necessária», segundo a empresa, faz parte de um plano de reestruturação.

«O setor retalhista está a passar por uma profunda transformação», justificou, o que obriga a empresa a adaptar-se «aos novos hábitos de compra, que fazem com que os consumidores prefiram estabelecimentos mais pequenos e mais cómodos», destaca o Auchan que, em Espanha, opera como Alcampo.

Assim, a empresa decidiu, em Espanha, reorganizar as atividades num plano que vai de encontro «às novas tendências de consumo», vinca. Isto «implicará o encerramento de 25 supermercados em dificuldade» e «afetará 710 empregados de um total de 23.300», termina.

De acordo com o retalhista, do norte de França, a decisão afeta um «lote de 224 supermercados» adquiridos em 2023, incluindo aqueles que «não correspondiam ao seu modelo» ou cuja «localização não era ideal».

Esta «transformação é essencial para recuperar resultados e garantir um crescimento sustentável em cada uma das lojas», sublinha, apontando, ainda, «a sua vontade de continuar a crescer e a criar valor».

O sindicato Comissões de Trabalhadores (CCOO) garante que vai «abordar esta difícil situação, que é nova para a empresa, tendo em conta que o principal objetivo é a manutenção do emprego», afirma.

«No caso de os trabalhadores terem de abandonar a empresa, devem fazê-lo nas melhores condições possíveis», termina.

A Auchan, propriedade da família Mulliez, tem dificuldades económicas há alguns anos. Já no final de 2024, a empresa anunciou um plano de despedimentos que implica o encerramento de instalações e ameaça 2.400 postos de trabalho em França.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE