Mais de um quarto da população de Vila Verde já foi vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, mas há que manter cautelas e adoptar comportamentos responsáveis para evitar a propagação do vírus.
O alerta foi lançado esta quarta-feira pelo vereador da tutela da Câmara de Vila Verde, Patrício Araújo, num comunicado enviado às redacções.
«Apesar de mais de um quarto da população de Vila Verde ter sido já vacinada com pelo menos a primeira dose da vacina Anti-Covid, o risco de transmissão continua elevado, observando-se agora que número de novas infecções está a sofrer um ligeiro crescimento», refere.
Acrescenta que esta situação, «embora sob controlo, está a gerar preocupação no seio das autoridades de saúde e do executivo municipal».
«Neste sentido, o executivo do Município de Vila Verde apela a todos os habitantes que mantenham os níveis elevados de alerta em relação à doença da Covid-19, cumprindo rigorosamente as regras sanitárias em vigor, de modo a evitar que o concelho volte a ter uma situação de confinamento, por todos indesejada», alerta.
Patrício Araújo deixa clara a necessidade de os vilaverdenses continuarem vigilantes e adoptarem os comportamentos obrigatórios ou recomendados
«Alerto para a necessidade do uso correcto e permanente da máscara, o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos, associada à chamada etiqueta respiratória, assim como evitar concentrações ou agrupamentos de pessoas que possam contribuir para a propagação do vírus», enumera.
Para o vereador, «só com um comportamento responsável e adequado das pessoas será possível controlar a pandemia e evitar qualquer retorno a uma situação não desejável».
SINAIS DE ALERTA
Segundo Patrício Araújo, «tem-se observado que em geral a população de Vila Verde cumpre as regras instituídas, sendo, no entanto, lamentável que a atitude imprudente de alguns possa colocar em risco a situação sanitária do Concelho, podendo obrigar de novo ao encerramento de espaços públicos, estabelecimentos comerciais ou de actividades entretanto reabertas, comprometendo deste modo a actividade económica».
«As pessoas devem evitar a todo o custo a participação em reuniões, cerimónias ou ajuntamentos de diversa natureza, visto que a maioria dos casos que têm surgido no concelho foram ocasionados em ambiente de aglomeração de pessoas. Daí que se tenha verificado, ao longo das últimas semanas, um aumento paulatino da incidência do número de novos casos, em especial nas pessoas com menos de 50 anos, particularmente nos grupos etários mais jovens», explica.
A terminar, Patrício Araújo deixa um pedido: «Vamos, por isso, fazer todos um esforço para que Vila Verde se mantenha no actual patamar de confinamento, ainda abaixo do limiar dos 120 casos por 100 mil habitantes, nunca sendo demais lembrar que continua a haver um número relativamente elevado de infecções por Covid-19».