REGIÃO

REGIÃO -

Autarca de Ponte da Barca “assustado” pede intervenção “urgente” da APA para erradicar infestantes no Lima

O presidente da Câmara de Ponte da Barca disse esta quarta-feira estar “assustado” com a velocidade de propagação de infestantes na barragem de Touvedo, devido ao baixo nível das águas, exigindo a intervenção “urgente” da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“Na barragem do Alto Lindoso não temos essa indicação [da existência de espécies invasoras]. Mas na de Touvedo está a alastrar por todas as margens [erva-pinheira]. Já está no interior da própria albufeira a uma velocidade que nos está a assustar, e não estou a ver acção por parte da APA relativamente a esta questão”, afirmou o social-democrata Augusto Marinho.

Questionado pela agência Lusa sobre o aparecimento de vários detritos nas barragens de Touvedo e Alto Lindoso, face à descida do nível da água armazenada, motivada pela seca que afecta o país, Augusto Marinho reclamou a intervenção “urgente” da APA.

“É uma exigência que eu faço, com muita força. A APA tem que olhar para o que se está a passar na barragem de Touvedo. A erva-pinheira está a alastrar a uma velocidade muito grande. É responsabilidade da APA atender a esta situação. Esta espécie infestante causa danos muito grandes no ecossistema”, alertou.

A agência Lusa contactou a APA, mas ainda não obteve resposta sobre esta situação.

Segundo o autarca, a infestação por aquela espécie invasora “cria uma camada na superfície da água que impede quer a fauna como a flora de se desenvolvem”. Realçou ainda “o impacto nas atividades náuticas do concelho, como o remo e vela”.

Augusto Marinho apelou a “um cuidado especial no tratamento” a dar à infestação por considerar que “se não for o adequado poderá estar, novamente, a potenciar problemas nas captações de água, alterando a qualidade da água”.

“Tem de ser bem estudado, e tem de se actuar. Esta espécie infestante está a alastrar com uma velocidade muito grande e a APA tem que intervir com urgência na albufeira de Touvedo”, insistiu.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE