OPINIÃO

OPINIÃO -

Balanço de fim de ano

Por Janine Ferreira
Secretária da CPCJ de Vila Verde

No passado dia 13 de dezembro, a CPCJ de Vila Verde realizou o III Lanche de Natal com todos os membros com representação na CPCJ e parceiros, com o objetivo, tal como nos anos anteriores, de agradecer o trabalho desenvolvido de parceria e articulação ao longo do ano 2023.

Aproveitou-se a presença de todos para também dar a conhecer, de forma muito breve, a realidade da gestão dos processos de promoção e proteção (informações retiradas a 30/11/2023 da plataforma da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens).

Assim, os dados apresentados davam conta que até à data foram instaurados 314 processos de promoção e proteção, sendo que 107 transitaram de 2022. Os estabelecimentos de ensino foram as entidades que mais sinalizaram crianças e jovens, seguido das autoridades policiais. A exposição a violência doméstica foi a situação de perigo mais sinalizada; em segundo lugar surgem os comportamentos graves e/ou anti sociais assumidos pelos jovens; e em terceiro lugar as situações de negligência grave. Em relação às medidas de promoção e proteção aplicadas, a medida com maior expressão foi a medida de apoio junto dos pais, seguindo-se a medida de apoio junto de outro familiar e numa expressão mais residual a medida de confiança a pessoa idónea e o acolhimento residencial.

Todo o trabalho realizado pelos vários técnicos em prol das crianças e jovens só é possível pelas sinergias que são de extrema importância para a otimização de esforços e para a partilha de conhecimentos das diferentes áreas, além de possibilitar soluções mais abrangentes e eficazes dos problemas mais complexos.

Foi desta forma simples e singela que a CPCJ de Vila Verde agradeceu a todos e renovou os votos para o ano 2024, desejando que permaneçam as relações de proximidade e colaboração para que as crianças e os jovens vilaverdenses tenham os seus direitos assegurados.

Por fim, a CPCJ de Vila Verde deseja a toda a comunidade um ano 2024 repleto de muitas conquistas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE