O Banco de Sangue do Hospital de Braga celebra esta terça-feira, dia 06, uma década de existência ao serviço da comunidade. Desde a sua fundação, o serviço tem garantido resposta às necessidades dos utentes, garantindo a disponibilidade de componentes sanguíneos seguros e em quantidade suficiente.
Em 2024, o Banco de Sangue recebeu 7.115 dádivas de sangue, das quais se destacam 1.149 primeiras dádivas, um indicador da sensibilização e mobilização de novos dadores. A sustentabilidade e eficiência do serviço são também demonstradas pela média de 30 dádivas diárias, assegurando a autossuficiência transfusional da instituição.
O aniversário foi assinalado com um momento de reconhecimento, promovido pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Braga, que entregou diplomas de homenagem ao Banco de Sangue e ao anterior Diretor do Serviço, António Marques, que liderou o serviço desde o seu primeiro dia.
«É com orgulho que olho para este percurso. Doar sangue é um ato simples que pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Hoje, são outros que precisam, mas amanhã posso ser eu. Por isso, continuarei a doar sempre que puder», afirmou Fernando Silva, primeiro dador do Banco de Sangue do Hospital de Braga.
Ana Paula Barbosa, Diretora do Serviço de Imunohemoterapia da ULS Braga, sublinhou a importância da literacia para a saúde como ferramenta essencial para manter a continuidade das dádivas. «Temos vindo a registar uma média de 30 dádivas por dia, o que nos tem permitido assegurar a autossuficiência do Banco de Sangue. No entanto, é fundamental continuar a investir na informação e sensibilização da população, para que mais cidadãos se tornem dadores e compreendam o impacto real que este gesto tem na vida de quem mais precisa», apontou.
O Presidente do Conselho de Administração da ULS Braga, Américo Afonso, deixou uma palavra de reconhecimento a todos os profissionais e dadores que contribuíram para esta primeira década de sucesso. «Parabéns a todos os profissionais que, com dedicação e competência, asseguram o funcionamento exemplar do Banco de Sangue do Hospital de Braga. A dádiva de sangue é um gesto solidário que salva vidas, e o Conselho de Administração da ULS Braga continuará a reforçar o apoio necessário para garantir a excelência deste serviço», afirmou.
«A celebração do 10.º aniversário do Banco de Sangue do Hospital de Braga constitui um marco relevante na história da ULS Braga, e um tributo à solidariedade de milhares de cidadãos que, através da sua dádiva, fazem a diferença todos os dias», escreve a instituição, em comunicado.
ovilaverdense@gmail.com