O «bando dos quatro»! Assaltaram, às três da madrugada, em Junho de 2018, um homem que seguia a pé na Avenida João Paulo II, em Braga. Sob ameaça de «porrada» e como só tinha dois euros no bolso, forçaram-no a ir a um multibanco, em São Vítor, levantar 200 euros. Foram, agora, condenados a penas de prisão, ainda que suspensas, no Tribunal de Braga.
No acórdão, os juízes escrevem que quando o «bando» passava junto à Escola Gulbenkian, um dos arguidos, Ricardo Alexandre Duarte, de 28 anos, deu com uma garrafa na cabeça da vítima e desferiu-lhe uns murros na parte de trás da cabeça, obrigando-o, assim, a dar o código do cartão bancário. Seguiram para a caixa ATM, enquanto a vítima ficava à guarda de dois dos agressores, um deles uma mulher, mas verificaram que o código não estava certo. Vieram para trás e levaram-no com eles, para que levantasse o dinheiro.
“Se fizeres queixa, espera-te o cemitério”, disseram-lhe em jeito de despedida.
Agora, e depois de terem confessado o crime, o tribunal colectivo condenou-os pelo crime de roubo. O Ricardo Alexandre – que já tem oito condenações em tribunal – apanhou um ano e dez meses de prisão, substituídos por 480 horas de trabalho a favor da comunidade. A mesma pena foi aplicada a Ricardo Manuel Ribeiro, de 23 anos, Já a Sara de 20 anos e o Daniel de 19, foram sentenciados a 10 meses de prisão, que não cumprirão, se fizerem 300 horas a favor da comunidade.
O «bando» vai, ainda, ter de pagar 2015 euros de indemnização à vítima.