HISTÓRIA –

HISTÓRIA – -

Barcelenses em romagem ao túmulo de D. Gualdim Pais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito das Jornadas Gualdinianas comemorativas do 9º centenário do nascimento de D. Gualdim Pais, e assumindo a tese do amarense Domingos Maria da Silva de que Barcelos é a terra de naturalidade deste herói, uma comitiva de barcelenses liderada pela vice-presidente da Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, rumou a Tomar, no dia 13 de outubro, data em que se completaram 823 anos do falecimento deste monge-guerreiro que foi braço direito de D. Afonso  Henriques na consolidação da nacionalidade.

Esta tese é rebatida pelo Município de Amares que reivindica que foi ali que D. Gualdim Pais viu a luz do dia, pela primeira vez.

PUBLICIDADE

A comitiva barcelense, que integrou o ex-presidente da Câmara de Terras de Bouro que agora se dedica, como historiador, à história da região minhota, António Afonso, foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, acompanhada por outros elementos do executivo, junto à estátua do Mestre da Ordem do Templo em Portugal que se situa na Praça da República em frente à sede do Município.

Seguiu-se uma visita templária à cidade de Tomar, com romagem à capela lateral da igreja de Santa Maria dos Olivais onde se encontram os restos mortais de Dom Gualdim Pais. Esta igreja foi o panteão dos Mestres da Ordem do Templo em Portugal.

Durante a tarde, a visita prosseguiu pelo Castelo, Charola e outros espaços do Convento de Cristo, tendo sido animada com guerreiros templários e danças da época medieval.

O programa terminou com o lançamento de dois livros sobre Dom Gualdim Pais: O Mestre Templário na Fundação de Portugal, de Joaquim Nunes, e O Fronteiro de Deus – A Vida Heroica de Dom Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, de Fernando Pinheiro.

As jornadas prosseguem no próximo sábado, dia 20, em Cervães, concelho de Vila Verde, e terminam no dia 3 de Novembro em Amares.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS