Miguel Costa Gomes anunciou a intenção da Câmara Municipal de Barcelos de adquirir terrenos para a construção de uma residência estudantil.
O presidente falava nas comemorações do 25.º aniversário do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), marcadas pela homenagem ao professor João Carvalho.
O autarca reconheceu que Barcelos dispõe de pouca oferta de alojamento e que “está a encetar todos os esforços para suprir essa lacuna”, referindo que a Câmara “é um parceiro presente do IPCA”.
Maria José Fernandes, presidente do IPCA mostrou o desejo de tornar a instituição numa universidade para “poder atribuir grau de doutoramento”, mas o seu objectivo principal para os próximos dois anos é “o desenvolvimento de um espaço autónomo dedicado à investigação, transferência de tecnologia e academia de formação para empresas”, o ‘Barcelos Colaborative Research and Innovation Center’, que conta com o apoio do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assim como da Câmara.
Já o secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, aproveitou para homenagear o “amigo” João Carvalho e reconheceu que o sucesso do IPCA se deveu “à clarividência dos que souberam escolher as suas lideranças”.
Ainda no decurso da sessão, foi apresentado o livro ‘Em Memória de João Carvalho: Estudos sobre Política, Finanças e Contabilidade Pública’, por José Tavares, juiz conselheiro do Tribunal de Contas.
Para além da homenagem a João Carvalho, a sessão solene contou com a entrega de prémios aos estudantes do IPCA, para os quais o município contribuiu com o ‘Prémio de Mérito Escolar no ano lectivo 2018/2019’, de forma “a premiar o esforço e o empenho dos alunos da instituição”.