A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, regista 47 casos de infecção com o novo coronavírus, dos quais 42 são utentes e cinco colaboradores, revelou a instituição em comunicado.
O Instituto S. João de Deus, a quem pertence a Casa de Saúde S. José, refere que os utentes infectados encontram-se isolados e estão todos sem sintomatologia.
“Estamos a agir em conformidade com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde”, acrescenta o comunicado enviado à Lusa.
A Casa de Saúde de S. José assiste 216 utentes com doença e deficiência mental e emprega 104 colaboradores.
Tendo sido detectados casos positivos de covid-19 entre os seus colaboradores, a instituição procedeu “de imediato” à testagem de toda a sua população, desde colaboradores a utentes e ainda prestadores de serviços.
O Instituto S. João de Deus sublinha que todos os seus estabelecimentos têm implementados planos de contingência, actualizados regular e dinamicamente, de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde.
Esses planos de contingência, acrescenta, incluem zonas de isolamento “claramente definidas” e os profissionais de saúde “estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar”.
Diz ainda que as famílias dos utentes que testaram positivo foram já todas contactadas e estão a par das medidas implementadas.
O Instituto S. João de Deus é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) da área da saúde de âmbito nacional, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2.000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.