REGIÃO

REGIÃO -

Barcelos prepara Plano Municipal de Acção Climática com ‘medidas fortes’

A Câmara de Barcelos apresentou, esta segunda-feira, os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direccionadas para o município, por parte de uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito da elaboração do Plano Municipal de Acção Climática (PMAC).

Na abertura dos trabalhos, que decorreram no auditório municipal, o presidente da autarquia, Mário Constantino Lopes, salientou que “já não temos tempo de apostar na mitigação, mas temos a obrigação de criar medidas fortes para combater as alterações climáticas”.

Reforçando a importância destas reuniões de trabalho, o autarca fez saber que somos das primeiras autarquias a ter esta profundidade numa temática tão importante nas nossas vidas, lançando um repto: “não podemos olhar para este tema dois dias por ano, temos de estar implicados sempre”, disse.

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE