O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira um novo corte na sua taxa de referência, em 0,25 pontos percentuais, de 2,5 para 2,25 por cento.
Um anúncio feito na sequência da reunião de política monetária de hoje, seguindo a estratégia da passada reunião de março.
A decisão, anunciada após a reunião do Conselho do BCE, foi sustentada por uma avaliação atualizada das perspetivas de inflação, da evolução da inflação subjacente e da eficácia da transmissão da política monetária.
Segundo o comunicado divulgado BCE, o processo de desinflação na zona euro está «bem encaminhado», com a inflação geral e a subjacente a recuarem em março, alinhadas com as previsões da instituição.
A inflação nos serviços também registou uma queda significativa nos últimos meses. Os dados disponíveis sugerem que a inflação está a convergir de forma sustentada para a meta de médio prazo de 2%.
Apesar dos sinais positivos, o BCE alerta para a deterioração das perspetivas de crescimento, atribuída sobretudo ao agravamento das tensões comerciais a nível global.
A incerteza crescente pode afetar a confiança de famílias e empresas, além de gerar volatilidade nos mercados financeiros, o que poderá levar a um aperto nas condições de financiamento.
ovilaverdense@gmail.com