ECONOMIA

ECONOMIA -

BCE volta a baixar taxas de juro

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a descer as taxas de juro pela segunda vez este ano, depois de em junho as ter baixado pela primeira vez em 8 anos.

«O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje reduzir a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito – a taxa através da qual define a orientação da política monetária – em 25 pontos base. Tendo em conta a avaliação atualizada realizada pelo Conselho do BCE quanto às perspetivas de inflação, à dinâmica da inflação subjacente e à força da transmissão da política monetária, é agora apropriado dar mais um passo no sentido de moderar o grau de restritividade da política monetária», escreveu o organismo liderado por Christine Lagarde em comunicado.

Este é o segundo corte dos juros depois da escalada das taxas para controlar a inflação.

Com os preços a estabilizarem e as economias na Zona Euro em estagnação e em risco de recessão, o conselho de governadores do BCE decidiu colocar a taxa de referência nos 3,5%. É com base nesta taxa que são definidas as taxas Euribor, que afetam milhares de famílias com crédito à habitação.

Em junho, o BCE avançou para a primeira redução das taxas diretoras desde o ciclo de subidas iniciado em julho de 2022. Já na reunião de julho, os responsáveis pela política monetária decidiram fazer uma pausa e manter as taxas.

Até ao final do ano há mais duas reuniões dos governadores na sede do BCE, em Frankfurt, na Alemanha.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE