Uma delegação do Bloco de Esquerda (BE) reuniu-se no início da semana com a Associação de Pescadores Profissionais de Esposende para se inteirar das principais dificuldades da actividade.
O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo eleitoral de Braga José Maria Cardoso salientou que “é urgente resolver o problema da barra de Esposende”, uma vez que “no estado actual, passa a maior parte do tempo encerrada, impossibilitando os pescadores de trabalhar e, quando está aberta, as condições são tão precárias que coloca em causa a segurança dos pescadores”.
O deputado bloquista afirmou que “a comunidade piscatória de Esposende não pode esperar mais e que adiar a solução para este problema acabará por condenar à extinção esta actividade económica tão importante para o concelho”.
“O Bloco de Esquerda apresentará um projecto de resolução que recomenda ao Governo a realização das obras na barra e para a consolidação da restinga e esperemos que este Orçamento de Estado tenha, finalmente, uma verba para resolver este problema definitivamente”, acrescenta.
FUNDO SALARIAL
Alexandra Vieira, também deputada eleita por Braga, refere ainda a necessidade de alargar o fundo de compensação salarial. “O Bloco de Esquerda pretende que a portaria que prevê a compensação salarial aos pescadores impossibilitados de ir ao mar seja alargado dos actuais 60 dias para pelo menos 90 dias, uma vez que, este ano, a barra esteve fechada mais de 110 dias”, afirmou.