BRAGA –

BRAGA – -

BE “perplexo” com “poluição visual” e “excessiva ocupação” do centro da cidade com feiras e festas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão Coordenadora Concelhia de Braga do Bloco de Esquerda (BE) manifesta “perplexidade pela invasão desenfreada e exagerada do espaço público” na Arcada e avenida Central, e propõe à autarquia a criação de “outras centralidades” para “feiras” e “festas”.

“O centro da cidade tornou-se numa feira e numa festa permanentes, cheio de obstáculos visuais e de barreiras à circulação”, acusa o BE em comunicado enviado às redacções.

PUBLICIDADE

Os bloquistas afirmam que “a ocupação da principal sala de visitas da cidade por tendas cada vez maiores impede o usufruto do espaço público pelos munícipes e por quem visita Braga.

O Bloco condena ainda “o modo desrespeitoso como é tratado o espaço público e toda a envolvente da praça da República e da avenida Central, nomeadamente no que diz respeito ao património edificado e natural do local”.

Lembra ao executivo camarário, que “a requalificação do antigo PEB, com a expulsão da feira semanal do recinto exterior e a remoção de todas as construções, foi fundamentada na necessidade de espaços ao ar livre para este tipo de eventos”.

Os bloquistas querem saber as razões que levam “a concentrar no coração da cidade todo o tipo de actividade, havendo espaços criados para esse efeito”, apontando, como exemplos, o Fórum Braga e o espaço exterior do Estádio 1.º de Maio.

O BE bracarense defende a criação de “outras centralidades” como acontece noutras cidades, permitindo o usufruto de actividades em locais que não o centro, dando vida e dignidade a outras zonas da cidade, sublinhando que “a definição de novas centralidades e espaços de fruição públicos distribui o incómodo que toda a parafernália instalada, poluição visual e ruído inerente coloca aos moradores daquela zona, agora de modo quase permanente”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS