LEGISLATIVAS –

LEGISLATIVAS – -

BE propõe em Famalicão 1% do PIB para a cultura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Bloco de Esquerda (BE) propõe inscrever no Orçamento do Estado a dotação de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) para a cultura e a criação de uma Lei de Bases da Cultura que “redefina o papel do Estado na democratização e universalização dos serviços públicos” culturais.

José Maria Cardoso propõe ainda criação do estatuto de trabalhador das artes e do audiovisual, para reforço da protecção social, reconversão nas profissões de desgaste rápido, segurança no trabalho, combate à precariedade e aos falsos contratos intermitentes.

PUBLICIDADE

O bloquista referiu que depois de “anos de austeridade que cortaram 75% do investimento nas artes”, as estruturas públicas da cultura “degradaram-se”, bem como “as estruturas independentes de criação artística ou as estruturas municipais e regionais”.

José Maria Cardoso denunciou que “mais de 37% da população portuguesa com 16 ou mais anos não frequentou nenhuma actividade cultural nos últimos 12 meses e que mais de 84% da população afirma não ter praticado nenhuma actividade cultural no mesmo período”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.